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GLOSSÁRIO

                                                                
  • ABS
    • Sistema que permite frear sem travar as rodas para evitar derrapagens e possibilita que o volante seja virado durante a frenagem para desviar de obstáculos sem perder o controle.

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  • Airbag
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  • BAS
    • Sistema de Auxílio de Frenagem que emprega força total nos freios quando o motorista pisa no pedal bruscamente para frenagens de urgência.

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  • Colunas Anti-impacto
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  • Common Rail
    • Sistema que pressuriza o combustível (diesel) antes de ser distribuído para os bicos injetores, gerando mais economia, redução de emissões e menor ruído.

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  • Controle de velocidade de cruzeiro
    • Comando acionado por alavanca localizada atrás do volante que permite ao condutor estabelecer e manter uma velocidade de cruzeiro.

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  • Direção Eletroassistida
    • Sistema de direção que utiliza um motor elétrico para aliviar o esforço ao realizar manobras com o veículo, dispensando o sistema hidráulico.

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  • DOHC (Double Over Head Camshaft)
    • O Duplo Eixo de Comando de Válvulas são dois eixos localizados no cabeçote de motor que comandam o tempo de abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape.

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  • Dual VVT-i
    • Tecnologia que regula o tempo de abertura das válvulas de admissão e escape, otimizando a performance do veículo, o consumo de combustível e a emissão de gases.

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  • EBD
    • Sistema que distribui a pressão dos freios entre as 4 rodas para compensar a diferença de peso proporcionada pelos ocupantes ou carga do carro melhorando a frenagem e evitando que patinem.

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  • Freios Regenerativos
                                                                
  • GOA (Global Outstanding Assessment)
    • Tecnologia que minimiza a deformação da cabine e protege os seus ocupantes dos efeitos de uma colisão ao distribuir a força do impacto, que é absorvida por toda a estrutura do carro.

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  • HYBRID SYNERGY DRIVE
    • Sistema inteligente que proporciona a melhor relação entre os motores de combustão e elétrico com alta eficiência no consumo de combustível, máximo desempenho e baixa emissão de gases.

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  • Intercooler
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  • ISOFIX
    • Sistema de fixação de cadeiras infantis, incorporado à carroceria do veículo, que impede a movimentação do dispositivo em caso de frenagens bruscas.

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  • Modo de direção ECO
    • Recurso existente no Prius que, ao ser acionado por meio de um botão, proporcionará uma redução no consumo de combustível de 8 a 20%.

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  • Modo sequencial de sete velocidades
    • Recurso existente na transmissão automática que permite ao motorista efetuar a troca das marchas por meio da alavanca (+) aumenta (-) diminui.

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  • Paddle Shift (Alavancas seletoras de marchas)
    • Dispositivo localizado atrás do volante que permite efetuar a troca de marchas sem a necessidade de tirar as mãos do mesmo.

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  • Painel Black and Blue
    • Novo padrão de iluminação do painel de instrumentos em preto e azul, que proporciona mais sofisticação e ressalta seu desenho funcional e moderno.

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  • Painel Optitron
    • Painel inteligente que utiliza diodos emissores de luz (LED) em cada número e indicador, proporcionando uma leitura com excelente nitidez mesmo durante o dia.

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  • Sensor Crepuscular
    • Sensor que identifica o grau de luminosidade externa do local por onde o veículo estiver trafegando e acende os faróis automaticamente, caso seja necessário.

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  • Sistema plasmacluster
    • Sistema produtor de íons positivos e negativos a partir das moléculas de água retiradas do ar, redirecionando-as para o ar resfriado, eliminando vírus e bactérias causadoras do mau cheiro e de doenças.

                                                                
  • Smart Entry
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  • Sport Mode (Modo Esportivo)
    • Controle eletrônico da transmissão acionado por botão que altera as características de sua atuação proporcionando uma direção mais esportiva.

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  • Start button (Botão de partida)
    • Botão que quando pressionado aciona a parte elétrica do veículo - modo acessório (ACC) - e ao pressionar o pedal do freio coloca o motor em funcionamento.

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  • Tecnologia NANOE
    • Contribui com a manutenção do nível de umidade no interior do veículo, evitando o ressecamento do ar.

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  • Tração 4×4
    • Tipo de transmissão que distribui a força do motor para as quatro rodas do veículo, possibilitando ao mesmo transpor terrenos de baixa aderência (uso fora de estrada).

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  • Transmissão automática com inteligência artificial
    • Sistema eletrônico que proporciona um melhor conforto na rodagem do veículo (menos trocas de marchas) tendo como parâmetros os sinais emitidos pelo veículo e o estilo de direção do condutor.

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  • Transmissão Multidrive S (CVT)
    • Transmissão Continuamente Variável que simula sete velocidades. O “S” é uma opção de alterar o comportamento da transmissão para uma condução mais esportiva.

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  • TRC (Controle de Tração)
    • Controla a pressão hidráulica do sistema de freio e corta a injeção de combustível no momento em que a roda de tração tende a girar em falso (patinar).

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  • Turbo de Geometria Variável
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  • VSC (Controle de Estabilidade do Veículo)
    • Controle que aciona individualmente os freios e controla a potência de cada roda dependendo da necessidade, mantendo a trajetória e evitando derrapagens em curvas, manobras bruscas e pisos escorregadios.

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