Monte o seu

Escolha seu Toyota e monte
a versão perfeita para você.

Acessórios

​​​Tudo para deixar​ seu
Toyota ainda mais completo.

Palavra do presidente

Em dezembro de 2016, a Toyota anunciou modificações em sua estrutura executiva, como parte da prática de permanente rotação de gestores nos diferentes mercados, impulsionando a troca de conhecimentos entre subsidiárias.

Desse modo se deu minha designação para integrar o time da Toyota do Brasil. Estou orgulhoso de agora fazer parte dessa equipe. É uma honra ser mais um membro trabalhando numa companhia sólida e respeitada, que está prestes a celebrar 60 anos de presença nacional.

Nos últimos anos, a Toyota do Brasil reforçou sua parceria e seu compromisso com o desenvolvimento do País por meio de uma série de investimentos no negócio e nas comunidades. A despeito do ambiente desfavorável para o setor automotivo, apostamos em nossa visão de longo prazo, que considera uma perspectiva de crescimento sustentável – conceito transversal aos nossos valores e à nossa prática.

Destaco, por exemplo, os esforços recentes dentro do projeto SBC Reborn, que revitalizou e deu nova cara à planta de São Bernardo do Campo, hoje sede da companhia no Brasil e dona de um dos centros de design e inovação da Toyota no mundo; o anúncio da expansão das operações em Porto Feliz, preparando a TDB para internalizar a fabricação de cada vez mais motores em seu portfólio local; e nossos investimentos em projetos ambientais e educativos, por meio da Fundação Toyota do Brasil.

Do ponto de vista do negócio, seguimos acreditando que nosso maior objetivo é buscar o sorriso de nossos clientes, oferecendo sempre melhores produtos e serviços.

Foi colocando em prática esse pensamento que a TDB obteve como reconhecimento um aumento de 2,6% em vendas num setor que amargou recuo de mais de 20% em vendas, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave Além disso, pela primeira vez integramos o ranking das cinco maiores montadoras no Brasil em vendas, com um salto vigoroso em market share acumulado nos últimos anos.

A fim de garantir os resultados econômico-financeiros, também reduzimos nossa exposição à variação cambial por meio do aumento em exportações de veículos para a América Latina e da produção e aquisição de peças em âmbito nacional. Medidas como essa demonstram a força e resiliência de nossos colaboradores e a importância da inteligência de negócios, com planos que ultrapassam o curto prazo, e se traduzem na confiança que nossos clientes depositam sobre a marca.

Este Relatório de Sustentabilidade, mais uma vez elaborado com base nas reconhecidas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), sumariza as principais conquistas, dificuldades e experiências da TDB no ano fiscal, tratando de forma transversal, sempre que possível, nossa visão de negócios e nossos indicadores financeiros e não financeiros.

Como em anos anteriores, abordamos nossas relações com clientes, poder público e comunidades; as práticas e o desempenho da empresa no eixo de gestão de pessoas; os projetos desenvolvidos com distribuidores e fornecedores para garantir a qualidade e eficiência Toyota em toda a cadeia; e o desempenho ambiental de nossas fábricas.

Também damos destaque a dois tópicos relacionados entre si e fundamentais para a estratégia da matriz TMC, representada por diretrizes como o Desafio Ambiental 2050, a Visão Global 2020 e a Visão de Mobilidade Toyota: a mobilidade urbana sustentável e a inovação tecnológica voltada à eficiência.

Tais assuntos, para além de dominar gradativamente a agenda de nosso setor, são associados ao futuro do negócio Toyota – e isso se reflete em nossas práticas e estratégias para o mercado brasileiro, com foco na oferta de veículos cada vez mais seguros, eficientes e inovadores. Essas e outras informações são detalhadas ao longo do relatório, para que você – cliente, colaborador, parceiro de negócio ou vizinho de nossas fábricas – conheça nossa estrutura, nossa visão de futuro e nosso compromisso com o Brasil.

Tenha uma ótima leitura!

Rafael Chang
Presidente da Toyota do Brasil a partir de 1º de janeiro de 2017

Google+