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Toyota revela bastidores da produção do Mirai, seu carro movido a hidrogênio

Como marco de uma nova era da mobilidade urbana, a Toyota realizou hoje uma cerimônia em sua fábrica de Motomachi, no Japão, onde é produzido o Mirai, primeiro veículo movido a hidrogênio produzido em escala comercial no mundo, e revelou o modelo em sua linha de montagem.

 

O híbrido Mirai, que combina motor elétrico e célula-combustível a hidrogênio, não emite gases poluentes na atmosfera e libera apenas água ou vapor d’água em seu sistema de escape. O veículo utiliza hidrogênio como combustível para gerar energia elétrica ao motor.

 

Neste ano, a fábrica de Motomachi tem previsão para produzir cerca de 700 unidades, o que corresponde a uma média diária de três veículos saindo da moderna linha de montagem.

 

No seu primeiro mês de vendas no Japão, em janeiro deste ano, o Mirai recebeu mais de 1.500 pedidos de compra. Em consequência desta grande demanda, a produção aumentará para 2 mil unidades por ano em 2016 e, aproximadamente, para 3 mil em 2017.

 

Tradição

A fábrica da Toyota em Motomachi, no Japão, foi inaugurada em 1959. Ao longo de seus 56 anos de história, esta unidade fabril desempenhou papel central na realização do sonho do fundador da Toyota Motor Corporation, Kiichiro Toyoda: promover uma indústria automotiva japonesa em benefício do desenvolvimento da sociedade.

 

Motomachi começou a vida como primeira unidade de produção de automóveis de passageiros do Japão e tem sido o lar de alguns dos modelos mais conhecidos ​​da Toyota como, por exemplo, Publica, Corona, Supra, RAV4 e o Lexus LFA, que teve produção limitada de 500 unidades.

 

Patentes

Em janeiro deste ano, a Toyota autorizou o uso livre de royalties de aproximadamente 5.680 das licenças de patentes relacionadas ao seu modelo movido a hidrogênio, incluindo pedidos pendentes que detém de forma não consolidada.

 

A iniciativa prioriza o estímulo ao uso massivo de veículos com célula-combustível a hidrogênio, em fase de introdução em escala global, ao passo que as empresas de energia iniciam a expansão da infraestrutura das estações de hidrogênio.  O uso livre de royalties das licenças de patentes do Mirai pela Toyota deve permanecer durante o período de introdução desta tecnologia no mercado, previsto para continuar até meados de 2020.

 

Na decisão da Toyota estão incluídas patentes essenciais para o desenvolvimento e produção de veículos equipados com célula-combustível a hidrogênio, tais como as pilhas de células-combustível (aproximadamente 1.970 patentes), tanques de hidrogênio de alta pressão (aproximadamente 290 patentes) e tecnologia de controle de sistema de célula-combustível (aproximadamente 3.350 patentes).

 

Funcionamento

O Mirai possui um motor elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, com capacidade máxima de 70 Mpa, um conversor elevador de tensão, uma central de comando e a célula-combustível a hidrogênio – uma estação localizada no centro do assoalho do veículo. É dentro desta estação que ocorre a reação química para colocar o Mirai em movimento.

 

O veículo capta o oxigênio da atmosfera por meio de sua entrada de ar frontal e o leva até esta estação, para onde o hidrogênio contido nos dois tanques também é direcionado. Dentro dela, a célula-combustível divide o hidrogênio em duas moléculas, gerando uma carga elétrica. Ao mesmo tempo, o oxigênio se une às células de hidrogênio, formando água. A energia elétrica é direcionada ao conversor, que alimenta o motor do Mirai, e a água é expelida pela válvula de escape. O motor também é alimentado diretamente pela bateria, recarregada por energia cinética gerada pela desaceleração e frenagem do automóvel.

 

O Mirai possui autonomia para rodar 650 km sem necessidade de reabastecimento.

 

Data da publicação: 24 de fevereiro de 2015.

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