Projeto Arara Azul

Há 22 anos, a Toyota do Brasil é parceira do Projeto Arara Azul, que a partir de 2009, passou a contar com o suporte da Fundação Toyota do Brasil. O projeto é promovido pelo Instituto Arara Azul, com o objetivo de contribuir com a preservação dessa espécie ameaçada de extinção.

O trabalho é realizado por meio de monitoramento dos ninhos, biologia reprodutiva, estudo do habitat das araras e também da promoção de atividades de educação ambiental para a comunidade da região. Numa área de 400 mil hectares do Pantanal Sul Mato-Grossense, a população da espécie passou de 1.500 para mais de 6 mil aves.

A Fundação Toyota do Brasil participa do projeto oferecendo apoio logístico para o monitoramento dos ninhos. Três pick-ups Hillux, com tração 4X4, permitem a locomoção da equipe de biólogos do Projeto Arara Azul entre as regiões de preservação onde as estradas, em sua maioria, não são pavimentadas.

O Projeto Arara Azul vem recebendo frequentes reconhecimentos públicos. Em 2004, recebeu o título honorário de "Grand Master of the Order of the Golden Ark 2004", do Príncipe Bernhard, da Holanda; o Prêmio Eco Cidadão, no Rio de Janeiro e o Prêmio Ambiental Von Martius, da Câmara Brasileira Brasil-Alemanha. No mesmo período, houve ainda a reforma e reinauguração do Centro de Visitantes do projeto, localizado dentro do Refúgio Ecológico Caiman, área na qual está instalada a sede do Projeto Arara Azul.

Em junho de 2005, o projeto recebeu o prêmio Ecologia e Ambientalismo, concedido pela Câmara Municipal de Campo Grande (MS), em homenagem aos relevantes serviços prestados. No mesmo ano, ainda recebeu a menção honrosa no Prêmio Arara Azul, que aconteceu no Encontro Nacional de Inovação Científica para o Homem do Século XXI, promovido pela UNIDERP – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal no Mato Grosso do Sul.

Compartilhe
Impresso em zaterdag 23 augustus 2014

CSS is deactivated in the browser