De outubro de 2018 a janeiro de 2019, diversos modelos híbridos Toyota percorreram milhares de quilômetros através de seis países da América Latina e Caribe, com o objetivo de demonstrar que o desempenho dos veículos híbridos é tão bom quanto o de qualquer automóvel convencional, em qualquer região. Saiba como foi a etapa brasileira desta aventura no nosso diário de bordo e conheça o enorme potencial da tecnologia híbrida.

Projeto : TOYOTA HYBRID EXPERIENCE AMÉRICA LATINA E CARIBE
Brasil 11.12.2018 –  15.12.2018 Brasil 11.12.2018 –  15.12.2018

Repórteres

Isadora Carneiro / Rafael Borges / Constance Guelbali

Dia 1

De São Bernardo do Campo a
Ilhabela (194 km)

Tanque cheio e pé na estrada

Começa a aventura! Durante três dias, vamos percorrer quase 700 km para testar na prática a eficiência da tecnologia híbrida. A bordo dos Prius que participam da viagem, estão os influencers Leandro Alvares, Carolina Sisson, Carlos Cereijo e Renato Maia e uma equipe de apoio da Toyota do Brasil pronta para tirar quaisquer dúvidas que surgirem pelo caminho.

Logo pela manhã nos encontramos na planta de São Bernardo do Campo, famosa por ser a primeira fábrica da Toyota fora do Japão. Aqui, tomamos um ótimo café da manhã para abastecer as energias, assistimos a uma palestra sobre o funcionamento da tecnologia híbrida Toyota e algumas orientações de segurança e em seguida embarcamos rumo ao litoral paulista. Já na partida, todos os participantes ficam impressionados com o baixo nível de ruído do veículo híbrido, que de tão silencioso parece que nem está ligado.

Para sair da fábrica da Toyota, acessamos primeiramente a Rodovia Anchieta, depois descemos a serra pela Rodovia dos Imigrantes e seguimos viagem pela Rio-Santos, uma estrada belíssima de curvas sinuosas. O sol e o calor faziam jus ao verão brasileiro, mas dentro do Prius estavam todos confortáveis e animados com a viagem.

Rumo a Ilhabela, nosso destino do primeiro dia, fizemos duas paradas: a primeira no Trevo de Bertioga, famoso ponto turístico que oferece um pastel mais famoso ainda, e a segunda no restaurante Badauê, em Maresias. O design aerodinâmico do Prius fez sucesso por onde passou, recebendo elogios de pedestres e olhares de outros motoristas. Para chegar a Ilhabela, pegamos a balsa. Nesse momento, todos os participantes se reuniram para comparar a performance e economia de cada Prius, cuja média de utilização do sistema elétrico do veículo foi de 25%.

Fechar

Dia 2

De Ilhabela a Paraty (200 km)

Visuais incríveis e
muito conforto a bordo do Prius

Após um jantar incrível no restaurante Ilha Sul e uma excelente noite de sono no Kalango Hotel Boutique, em Ilhabela, fizemos um passeio de catamarã pelos arredores da ilha e em seguida almoçamos. Saímos de Ilhabela no começo da tarde rumo a Paraty pela Rio-Santos, em um trecho de estradas sinuosas e paisagens incríveis.

A primeira parada do dia foi em Caraguatatuba, uma das praias mais bonitas de um litoral igualmente impressionante. A dirigibilidade do Prius foi o principal assunto entre os participantes, que comparavam os níveis de performance no painel de cada veículo e seguiam impressionados com o conforto e silêncio a bordo.

Chegando a Paraty, fizemos check-in na aconchegante Pousada Paisagem e, após uma pausa para descanso, nos dirigimos ao restaurante Via Marine, onde tínhamos uma vista incrível da praia. Durante o jantar, o comentário geral foi sobre os cerca de 400 km rodados, incluindo diversas paradas e trechos de velocidade reduzida, sem a necessidade de sequer nos preocuparmos com o abastecimento do veículo. No comparativo de eficiência dos veículos, todos tiveram o consumo muito semelhante.

Fechar

Dia 3

De Paraty a São Bernardo do Campo
(300 km)

Retorno para casa
sem necessidade de abastecer

O nosso terceiro e último dia de viagem começou cedo com uma visita ao Centro Histórico de Paraty, onde conhecemos mais sobre o local e pudemos fazer fotos incríveis. O silêncio proporcionado pela tecnologia híbrida, tanto dentro quanto fora do veículo, funciona em perfeita harmonia com a natureza.

Nossa viagem de retorno começou pela rodovia Rio-Santos e seguiu pela Tamoios, onde paramos para almoçar uma comida feita no fogão a lenha no restaurante Fazenda da Comadre. Apesar do calor e sol extremos, que exigiam o ar-condicionado ligado na potência máxima, e de todo o trecho de serra, ainda não foi necessário abastecer.

Na chegada a São Bernardo do Campo, de volta à fábrica da Toyota, nossos instrutores de viagem pediram para fazermos uma comparação final dos carros, e em comum, duas constatações: o silêncio a bordo de um veículo híbrido impressiona, e a economia do carro combinada à potência são o maior diferencial da tecnologia híbrida. Foram quase 700 km com apenas um tanque de gasolina!

Sem dúvidas, nosso passeio por algumas das praias mais bonitas do Brasil se tornou ainda mais especial devido aos benefícios da tecnologia híbrida Toyota. Aqui nos despedimos, obrigado por nos acompanhar!