Evolução do flex, híbrido flex foi criado pela Toyota no Brasil
No momento em que o Brasil comemora 20 anos de surgimento dos veículos flex, que podem ser abastecidos com gasolina ou etanol, reforçamos nossa contribuição para que o setor automotivo brasileiro evolua cada vez mais, de forma sustentável e que, ao mesmo tempo, mova a economia.
A Toyota está em constante movimento. Em 2013, lançamos o primeiro veículo híbrido do Brasil, o Toyota Prius, contribuindo para que o País entrasse na era da eletrificação. Em 2019 fomos além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã. Em 2021, reforçamos nosso DNA sustentável ofertando o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado aqui.
Revolucionamos o passado para acolher o futuro
Trabalhamos o presente em direção a um mundo melhor, com sustentabilidade, geração de empregos e benefícios para a economia.
Em 2023, a Toyota lança sua campanha de mobilidade
Híbrido flex: tecnologia pensada exclusivamente para o Brasil
O mercado de veículos eletrificados está em franco crescimento mundial e o Brasil não pode ficar de fora!
A Toyota é a montadora líder em eletrificação no mundo: desde 1997, comercializamos mais de 20 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio.
Os híbridos flex foram desenvolvidos com exclusividade para o mercado brasileiro e são produzidos em nossas fábricas locais, com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos brasileira. Mais de 55 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrido flex já circulam pelo Brasil. Eles autogeram sua energia (não precisam ser plugados na tomada), chegam a emitir 70% menos de CO2 na atmosfera (medição que considera do poço à roda do híbrido flex abastecido com etanol em comparação o carro convencional abastecido exclusivamente com gasolina), usam baterias menores – entre as diferentes modalidades de eletrificação –, e têm menor custo.
Como funciona a tecnologia?
Os híbridos flex trabalham com três motores, que atuam de forma integrada. O motor a combustão é alimentado por gasolina ou etanol. Um dos motores elétricos trabalha como gerador de energia para a bateria sempre que o motorista aciona o freio, desacelera o carro ou recebe carga do próprio motor a combustão. E o segundo motor elétrico trabalha como propulsor, movendo o veículo de forma suave e silenciosa em baixas velocidades, ou ainda auxiliando o motor a combustão quando precisa de mais força. É muita tecnologia e inovação pensadas e desenvolvidas exclusivamente para aproveitar uma matriz energética sustentável e tipicamente brasileira!