Rotacione o dispositivo

Brasil terá atenção que merece, diz presidente da Toyota

O mercado brasileiro é visto como uma das prioridades para os negócios da Toyota no mundo e a montadora japonesa agora quer correr contra o tempo para recuperar a desvantagem em relação aos concorrentes por aqui.

Em recente entrevista ao jornal americano Wall Street Journal, Steve St. Angelo, presidente da Toyota na América Latina e Caribe, afirmou que a montadora tem recursos para dar ao mercado brasileiro a atenção que ele realmente precisa e merece.

Segundo o executivo, a Toyota quer estar entre as quatro maiores montadoras da América Latina até o fim desta década. “Trata-se de um objetivo razoável”, disse Angelo ao WSJ.

Na tentativa de ganhar mercado no país, a Toyota tem adaptado seu portfólio às necessidades do mercado brasileiro. No ano passado, por exemplo, a montadora lançou o seu primeiro modelo de entrada no Brasil, o Etios, e já está colhendo os resultados da estratégia.

De acordo com dados da Fenabrave, as vendas da Toyota cresceram mais de 80% no primeiro semestre do ano em relação a 2012, totalizando 81.321 unidades comercializadas no país no período. A montadora encerrou o primeiro semestre como sétima maior do país e participação de mercado de 3,8%.

Outro sinal da importância do Brasil para os negócios da Toyota é a recente contratação de Mark Hogan para membro do conselho da montadora. O executivo já trabalhou para a General Motors no Brasil e vai ajudar a opinar sobre as operações da companhia na América Latina.

Angelo ainda afirmou ao WSJ que a montadora pretende ampliar o portfólio de carros de entrada da Toyota no Brasil e a ideia é lançar outras versões do Etios para aumentar a família do modelo popular.

Fonte: Exame

Data: 26 de agosto de 2013

image
Google+