Rotacione o dispositivo

Fundação Toyota promove discussão ambiental na Virada Sustentável de São Paulo

Na oitava edição da Virada Sustentável de São Paulo, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de agosto, a Fundação Toyota do Brasil conta com duas atividades ambientais para o público paulistano. Uma delas é o fórum “Empresas e Meio Ambiente: muito além do próprio impacto” e a outra é um jogo interativo,que propõe uma Caça aos Tesouros do Brasil inspirado nos projetos apoiados pela entidade como o Arara Azul, Costa dos Corais, e Águas da Mantiqueira. E também um jogo educativo em formato de quiz baseado no Ambientação.

 

O fórum “Empresas e o Meio Ambiente: muito além do próprio impacto” contará com as presenças de Percival Maiante, presidente da Fundação Toyota do Brasil; Rejane Pieratti, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade ambiental da cervejaria Ambev; Rodolfo Viana, diretor da Fundação Espaço ECO; Professora Doutora Sylmara Lopes, da USP,e Marcia Hirota, diretoria executiva da Fundação SOS Mata Atlântica,para discutir modelos de negócios baseados na sustentabilidade socioambiental. O debate será mediado pelo jornalista Dal Marcondes, da Agência Envolverde, no dia 24 (sexta-feira), na FEA/USP,às 15h30. Os interessados deverão se inscrever pelo link a seguir: https://goo.gl/nNCB52

 

Jogo interativo

Um quiz baseado no projeto Ambientação vai questionar os visitantes sobre questões ambientais, como consumo consciente de água e energia elétrica e gerenciamento de resíduos. Além disso, os visitantes poderão explorar os demais projetos promovidos pela Fundação Toyota em uma expedição pelos tesouros do Brasil: o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, que tem como principais objetivos preservar os recifes de corais, manguezais e o habitat do peixe-boi-marinho, um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados do País. O Projeto Arara Azul, que preserva a espécie e a biodiversidade do Pantanal, por meio do monitoramento de aves, ninhos e ações de conservação ambiental. E o Projeto Águas da Mantiqueira, que tem como objetivo preservar a biodiversidade da Serra da Mantiqueira, maior província de água mineral do mundo, por meio de uma pesquisa territorial desenvolvida em Santo Antônio do Pinhal (SP). O jogo ficará disponível durante toda a edição da Virada Sustentável, de 23 a 26 de agosto, no Espaço Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 –Sumaré/SP).

 

Serviço

8º edição da Virada Sustentável de São Paulo

Fundação Toyota do Brasil apresenta o fórum: Empresas e Meio Ambiente: muito além do próprio impacto

Data: 24 de agosto (sexta-feira)

Horário: 15h30

Local: FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) – Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, Butantã – Rua Sala da Congregação.

Link de inscrição: https://goo.gl/nNCB52

Vagas limitadas.

 

Virada Sustentável

A Virada Sustentável é o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade do Brasil, e envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, promovendo edições em cidades como Sinop, Manaus, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em 2017, a 67ª edição da Virada Sustentável na capital paulista, reuniu cerca de um milhão de pessoas em mais de 500 atividades e atrações gratuitas espalhadas por mais de 120 lugares da cidade.

Para mais informações, acesse: https://www.viradasustentavel.org.br/

 

Sobre a Fundação Toyotado Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

 

Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação de recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

 

No Pantanal-sul-matogrossensse, o apoio de mais de duas décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com apoio da Toyota, estima-se uma população de 5 mil aves naquela região. No estado de São Paulo, a entidade promove o Projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira — cordilheira que é maior província de água mineral do mundo.

 

Localmente, a entidade agrega ainda ações implantadas e mantidas nas comunidades nas quais a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores das empresas como voluntários.

 

Para mais informações acesse: www.fundacaotoyotadobrasil.org.br

Fonte: http://www.printerpress.com.br/mailing/visualizar.asp?id=5740#a

image
Google+