Rotacione o dispositivo

ICMBio comemora cinco anos da Fundação Toyota

O presidente do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentin, participou da cerimônia comemorativa dos cinco anos da Fundação Toyota do Brasil em Ipojuca (PE). A organização tem destinado recursos para diversas Unidades de Conservação estratégicas do bioma Mata Atlântica, entre elas a APA Costa dos Corais.

Ricardo Vizentin visitou o Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene/ICMBio) e Área de Proteção Costa dos Corais, em Tamandaré (PE), neste domingo (27) . Durante a visita, Vizentin reconheceu a estrutura física do centro e os projetos em desenvolvimento. “Sem dúvida, o Cepene é um centro de importância estratégica para o Instituto”, frisou.

Segundo o coordenador Arthur Brant, o centro possui uma estrutura única de pesquisa e formação, além de um enorme potencial de ação para a conservação da biodiversidade marinha, especialmente para a região Nordeste.

Parceria

Uma parceria entre ICMBio e a SOS Mata Atlântica destina recursos da Fundação Toyota do Brasil para Unidades de Conservação estratégicas do bioma Mata Atlântica: Rebio Atol das Rocas, Monumento Natural das Ilhas Cagarras, APA Cairuçu e APA Costa dos Corais. Os investimentos serão de R$ 10 milhões, no período de 2011 a 2021.

Metade desse valor ficará em um fundo de investimento, que garantirá a continuidade no apoio à gestão, proteção e sustentabilidade da APA, o que inclui o plano de manejo e o empoderamento da comunidade para que desenvolva atividades e negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da unidade de conservação.

O chefe da APA Costa dos Corais, Paulo Roberto, frisou que a parceria com a Fundação Toyota do Brasil veio em boa hora. Com o plano de manejo aprovado em fevereiro de 2013, as ações de manejo estão sendo executadas com maior celeridade, entre elas a implementação de zonas de preservação da vida marinha, o fortalecimento dos conselhos municipais de defesa ao meio ambiente e o ordenamento turístico.

Fonte: Portal Brasil

image
Google+