Rotacione o dispositivo

Toyota conclui investimentos de R$ 6 milhões destinados à construção do Parque da Biodiversidade

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 7 de junho, a fabricante recebeu do poder público o Termo de Quitação da Compensação Ambiental.

A Toyota do Brasil concluiu um ciclo de investimentos na ordem de R$ 6 milhões, destinados para construção e manutenção do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade Marco Flávio da Costa Chaves (PNMCBio), em Sorocaba (SP). Em cerimônia, a fabricante recebeu do estado de São Paulo o Termo de Quitação de Compensação Ambiental.

O evento contou com a presença do prefeito de Sorocaba, José Crespo, da vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, do secretário do meio ambiente do município, Jessé Loures, e da secretária do meio ambiente do Estado de São Paulo, Beatriz Granziera.

O compromisso assumido pela Toyota para a construção do PNMCBio previu, além da recuperação da mata nativa daquela região, marcada por espécies do Cerrado e da Mata Atlântica, a estruturação de espaços físicos do local e programas de educação ambiental. Além disso, a companhia também foi responsável pela instalação de sistemas de segurança digital por videomonitoramento, alarmes eletrônicos de acesso e torres de vigilância para fiscalização da área do parque, a fim de detectar possíveis focos de incêndio, visando a preservação da mata.

A Toyota passará a integrar o conselho de administração do complexo, com suporte em projetos para captação de recursos e na manutenção da unidade.

“Esse parque reflete o cuidado que a cidade de Sorocaba, o estado de São Paulo e a Toyota têm com o meio ambiente. O meio ambiente é uma preocupação genuína da marca, que está incluída em todo processo de tomada de decisão da empresa. Com a conclusão da etapa da compensação ambiental, a Toyota do Brasil, em parceria com a prefeitura, deu um grande passo para seguir avançando nessa direção. Desejamos continuar contribuindo com o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira, tornando esta iniciativa um exemplo a ser seguido”, declara Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Com uma área de 600 mil metros quadrados, o Parque da Biodiversidade é uma unidade de conservação construída com recursos da compensação da Toyota por ocasião da instalação de unidade industrial da marca no município de Sorocaba.

O parque tem como objetivo proteger a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanentes (APPs) das afluentes do Rio Sorocaba, área sem qualquer atividade ou intervenção humana. O local propicia, também, o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com universidade, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos da vegetação nativa na zona norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

Fonte: http://www.toyotaimprensa.com.br/

image
Google+