Rotacione o dispositivo

Toyota cria carro que facilita bronca nos filhos

Novo Toyota Sienna 2015: veículo deve começar a ser vendido nos EUA em setembro. A última versão da minivan Sienna tem uma ferramenta chamada Driver Easy Speak [Fala Fácil do Motorista, em tradução livre]. O equipamento usa um microfone embutido para amplificar a voz do pai por meio de alto-falantes colocados nos bancos traseiros.

 

A Toyota diz que colocou o Easy Speak “para que os pais não tenham que gritar com os passageiros que estão no banco de trás.” Mas as chances são grandes que os pais usem o microfone para berrar com as crianças.

 

E o equipamento só funciona num sentido, então as crianças não podem responder – ou, pelo menos, não terão suas vozes amplificadas.

 

Interior do novo Toyota Sienna 2015: funcionais mas insossas, minivans apostam em opcionais para se tornarem mais estilizadas. Foto: Divulgação/Toyota

 

Fabricantes tentam apimentar minivans

 

O opcional está disponível no Sienna 2015, que contará com um interior totalmente remonedelado. Também haverá a possibilidade de incluir um “espelho de conversa retrátil” que permite aos pais verem o que as crianças estão aprontando lá atrás.

 

Fabricantes de automóveis têm tentando usar maneiras criativas para fazer a minivan mais atraente, diz Jessica Caldwell, analista-sênior do site automotivo Edmunds.com.

 

Tais ferramentas são importantes pois há pouco que os fabricantes de carros possam fazer para tornar as vãs – úteis mas insossas – mais estilosas, diz Caldwell.

 

“Eu acho que eles estão no caminho certo ao tentar encontrar esses equipamentos que as pessoas vão comentar”, diz.

 

As vendas de minivans atingiram o pico de 1,37 milhão em 2000, mas caíram para 415 mil em 2009, quando as vendas de veículos atingiram o piso durante a Grande Recessão.

 

O número voltou a subir com o reaquecimento do mercado e, em 2013, os consumidores compraram pouco menos de 519 mil vans. Mas Jessica afirma que a fatia de mercado das minivans agora está estável em 3,4%, menos da metade dos melhores anos.

 

Alguns novos produtos têm surgido, apesar do declínio.

 

A Toyota tem divulgado seu novo Sienna sobretudo por meio de mídias sociais e num festival de artes em Baltimore neste fim de semana. O veículo deve chegar às lojas a partir de setembro.

 

O Driver Easy Speak está disponível apenas nas vans equipadas com o sistema de som Entune. Os preços não foram divulgados.

 

Fonte: Paraiba

image
Google+