Rotacione o dispositivo

Toyota Etios Sedã – o mais baixo custo de manutenção mecânica

O ranking faz parte do recém-criado Índice de Manutenção Veicular do CESVI BRASIL.
Etios Hatch 1.5 L ficou na segunda colocação, ao lado de outros concorrentes.

 

O Toyota Etios acaba de conquistar um importante reconhecimento: o de menor custo sugerido de manutenção mecânica, de acordo com o Índice de Manutenção Veicular (IMV) do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

Segundo o estudo da entidade, o Etios Sedã está na primeira colocação, empatado com outros quatro modelos, no quesito manutenção mais barata do mercado entre 45 veículos avaliados. Além disso, o Etios Hatch 1.5 L conquistou o segundo lugar, também em um empate múltiplo.

 

Índice de Manutenção Veicular (IMV)

Para o estudo, o CESVI BRASIL, por meio do Índice de Manutenção Veicular (IMV), analisou, inicialmente, os 45 modelos mais vendidos no país no último ano, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Esses veículos foram avaliados quanto ao custo de manutenção mecânica conforme dados fornecidos pelos fabricantes. E o estudo analisou os componentes de rodagem e segurança que devem ser substituídos ao longo dos primeiros 100 mil quilômetros rodados.

Ao final, os veículos foram classificados em uma escala de pontuação que varia de 10 a 60 pontos, dependendo do valor do custo de manutenção. Os veículos mais bem avaliados, incluindo o Etios Sedã, atingiram 20 pontos, enquanto o Etios Hatch 1.5 L somou 21 pontos, se estabelecendo na segunda posição, ao lado de outros concorrentes. Nessa classificação, quanto menor o IMV, menor é o custo de manutenção mecânica do veículo.

O cálculo do índice é baseado em uma fórmula que soma os custos dos componentes das manutenções preventiva e preditiva e os custos de mão de obra. Esses custos são levantados para cada modelo analisado até os 100 mil quilômetros iniciais.

 

Toyota Etios

Desde seu lançamento, em setembro de 2012, a família Etios teve uma rápida evolução, respondendo à voz dos seus consumidores. Em pouco mais de dois anos, a Toyota promoveu constantes melhorias no produto e aumentou o portfólio da gama Etios, que conta atualmente com nove versões, entre as carrocerias hatchback e sedã.

A família Etios, desde a versão de entrada X, oferece uma lista de equipamentos única em modelos deste segmento, composta por airbag duplo frontal e freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, vidros e travas elétricos nas quatro portas.

A linha 2016 do Etios conta com novo item de série para a versão XLS (hatchback e sedã) e para o aventureiro Cross (hatchback). A partir de agora, esses modelos são equipados com sistema de áudio e display exclusivos.

O novo sistema de áudio das versões XLS e Cross vem com tela LCD touchscreen de 7” e faz a conexão mirror link (espelhamento) para smartphone. Reprodução de arquivos MP3 estão disponíveis por meio da conexão dos dispositivos USB, entrada para cartão SD, HDMI e Aux-In, além de pareamento por Bluetooth®. O sistema possui, ainda, rádio AM/FM, viva-voz para telefone e controles no volante.

O dispositivo de áudio do Etios 2016 também permite o espelhamento do navegador dos smartphones, por meio da conexão de cabos USB e HDMI. Para utilizar esta função, o usuário deve baixar o aplicativo Sygic Car Navigation, já disponível pelo Google Play e, em breve, pela Apple Store.

De janeiro a julho de 2015, foram emplacadas 35.798 unidades dos modelos Etios hatchback e sedã, performance 4% superior em comparação ao igual período do ano passado.

 

Data de publicação: 14 de agosto de 2015.

image
Google+