Rotacione o dispositivo

Toyota revela preço de versão final de carro a hidrogênio

Na última quinta-feira (26), a Toyota apresentou oficialmente a versão de produção e o preço de seu novo sedã FCV, movido a células de hidrogênio. O modelo foi apresentado pela primeira vez como conceito em 2013, durante o Salão de Tóquio, e manteve visual bastante semelhante na versão de produção. De acordo com a montadora, ele será tabelado em 7 milhões de ienes, o equivalente a R$ 151.962 na cotação atual.

 

Seu lançamento oficial está marcado para o primeiro semestre de 2015, no Japão, onde será vendido inicialmente apenas em regiões onde a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio está sendo desenvolvida. O sedã deve ser oferecido também na Europa e nos Estados Unidos, mas o valor para esses mercados ainda não foi divulgado, tampouco informações técnicas sobre o veículo. Por enquanto, a montadora japonesa afirma apenas que ele tem autonomia de 700 km, emite apenas vapor d’água com o motor acionado e leva cerca de três minutos para ser reabastecido.

 

Segundo a Toyota, o hidrogênio é considerado uma das alternativas de combustível mais promissoras, já que pode ser produzido a partir de energias primárias, como a solar e eólica. Quando comprimido, ele apresenta densidade de energia mais elevada do que as baterias, sendo armazenado e transportado com maior facilidade.

 

Soa como novidade, mas a marca japonesa afirma desenvolver veículos a hidrogênio há mais de 20 anos. Seu sistema gera eletricidade a partir da reação química entre hidrogênio e oxigênio. Em 2002, a fabricante disponibilizou de forma limitada o aluguel do utilitário FCHV, também movido pela tecnologia, no Japão e nos Estados Unidos.

 

Fonte: Auto Esporte

Data: 25 de junho de 2014

image
Google+