Toyota Motor

Um crescimento apoiado na inovação

Em 60 anos de Brasil, a história da Toyota tem se mesclado com o desenvolvimento do mercado automotivo brasileiro. Fortemente enraizada em suas origens japonesas, ao longo das últimas décadas a empresa vem reforçando seu jeito Toyota de fazer negócios – o Toyota Way – uma filosofia que aplica a melhoria contínua e o respeito pelas pessoas como pilares para a construção de relações duradouras com colaboradores, clientes e comunidades.

Com sede na cidade de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), desde sua chega ao Brasil a Toyota busca oferecer a seus clientes automóveis e serviços cada vez melhores. Com isso, mesmo em uma época de retração econômica, a empresa atingiu sua segunda melhor performance em vendas na história, com resultados 5% superiores aos registrados no ano anterior (2017/2018).
<102-3>



Reinventar o futuro

É com esse foco que a empresa celebra suas seis décadas no país. Uma mensagem de inovação que chega com o desafio de quebrar os paradigmas do setor automotivo por meio de tecnologias ambientalmente responsáveis e a criação de soluções que possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Ao se colocar como uma empresa focada em mobilidade, a Toyota busca trazer para a sua estratégia de negócio soluções que vão além da produção de veículos, caminhando rumo ao desenvolvimento de iniciativas de conectividade para os clientes e na melhoria dos serviços de mobilidade urbana. Alinhada com a diretriz global da companhia, no Brasil a Toyota já começa a estudar soluções e a investir em parcerias que ajudarão a entender o melhor caminho em um futuro de baixo carbono e de economia compartilhada. [Saiba mais no capítulo de Estratégia e Desempenho]

Guiada por essas diretrizes e motivada pela transformação da indústria automotiva, a Toyota do Brasil segue construindo uma estratégia de negócio consolidada para conduzir com sucesso os projetos de inovação para proporcionar a mobilidade em sua forma mais segura, mais efetiva e em harmonia com o meio ambiente.



Icone A Toyota traz para a sua estratégia de negócio soluções que vão além da produção de veículos.



Icone Bandeira

Modernidade e história

Para celebrar os 110 anos de imigração japonesa no Brasil e também os 60 anos da empresa no país, a Toyota participou ativamente do 21º Festival do Japão, realizado no mês de julho de 2018, em São Paulo.

Em seu estande, a empresa montou uma composição cenográfica em alusão à história dos primeiros imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil a bordo do navio Kasato-Maru. Além disso, uma linha do tempo mostrou aos visitantes os 60 anos de história da empresa, com a exibição de vários modelos produzidos pela Toyota, entre eles o protótipo do Prius flex, que combina a tecnologia híbrida com etanol.

Para auxiliar na eficiência de uma das áreas mais visitadas da exposição - a praça de alimentação - a Toyota trabalhou em parceria com as associações para implantar o método TPS (Sistema de Produção Toyota, na sigla em inglês), que foca no gerenciamento e otimização de processos, industriais ou serviços, priorizando sempre a qualidade dentro do menor prazo possível e com o menor custo. A iniciativa trouxe mais rapidez no preparo dos alimentos, menos desperdício e reduziu o tempo de espera dos clientes.