Abre Governança E Gestão

Visão e estratégia de negócio

Ao celebrar 60 anos de operação no Brasil e mais de 80 anos no mundo, a Toyota continua a olhar para o futuro ao se posicionar não só como pioneira na produção de carros híbridos, mas também como uma empresa de mobilidade e protagonista na transformação da indústria automotiva.

Parte fortemente integrada ao novo Hoshin (2018/2019) da companhia, a visão de mobilidade está sendo estruturada internamente desde o início do ano de 2018 e já faz parte das metas de planejamento corporativo para os próximos anos. Hoje, o trabalho ainda está em fase inicial e envolve pesquisas - tanto no Brasil como em parceria com as filiais da Toyota de outros países - para entender quais são as oportunidades e os serviços que podem ser criados e oferecidos pela empresa.


O jeito Toyota de produzir

<102-16 >

Para desenvolver esse novo modelo mantendo a forma Toyota de trabalho, a empresa utiliza ferramentas como o Sistema Toyota de Produção (TPS, na sigla em inglês) e Toyota Way. Desenvolvido pela Toyota no Japão no século passado - e refinado ao longo das décadas – o TPS faz parte da cultura organizacional da empresa e foi criado para elevar a patamares máximos de produtividade, padronização e qualidade os processos da companhia. Hoje ele é aplicado nos mais variados tipos de negócios.

Já o Toyota Way é uma filosofia que define os valores fundamentais e os métodos de negócio que devem ser aplicados em todos os aspectos e fases de trabalho. Base da cultura corporativa da marca, ele tem como pilares a Melhoria Contínua e o Respeito pelas Pessoas. Por fim, a metodologia kaizen (melhoria contínua) completa esse modo de trabalho e auxilia na constante procura pela eficiência na redução dos riscos e incidentes, no aumento de qualidade e na segurança ao longo da cadeia de valor.