Presidente

<102-14>

Os últimos dois anos foram de intenso trabalho para a Toyota do Brasil. Nos pouco mais de 60 anos trilhando uma jornada no País, temos muito orgulho do trabalho até aqui realizado, uma trajetória marcada por nossa ativa participação no desenvolvimento industrial e econômico brasileiro e pela presença na vida de milhares de pessoas em todo o território nacional: clientes, colaboradores, concessionários e fornecedores que nos ajudaram a criar essa história de sucesso.

Hoje, depois de pouco mais de dois anos como presidente da TDB, tenho ainda mais orgulho em fazer parte de uma equipe inovadora e motivada para sempre buscar o sorriso de nossos clientes, oferecendo o que há de melhor em serviços e produtos. Com essa equipe, estamos a cada dia mais focados em ser mais do que uma montadora, mas sim uma empresa em constante transformação e pronta para responder aos desafios da mobilidade urbana.

Em 2017, o mercado automotivo brasileiro iniciou os passos rumo à recuperação. Foram 2,24 milhões de automóveis licenciados, enquanto em 2018, o mercado brasileiro chegou à marca de 2,56 milhões de carros vendidos, alta de 14,6% versus 2017. Neste ano, o mercado segue o ritmo de crescimento: até março de 2019 (mês em que encerramos nosso ano fiscal), pouco mais de 607 mil unidades foram vendidas - um aumento de 11% sobre os 545 mil automóveis vendidos no mesmo período de 2018. E o ano também foi de investimentos, com o anúncio de R$ 1 bilhão para modernização da planta de Indaiatuba, de olho na próxima geração do Corolla.

Para suportar a sustentabilidade em nosso negócio no longo prazo, estamos trabalhando de maneira mais estratégica e competitiva em vistas a garantir nosso desenvolvimento, sobretudo por meio das exportações. Em 2017, ultrapassamos a casa das 57 mil unidades exportadas. Em 2018, batemos o recorde de 65 mil carros enviados para os mercados da região. Hoje, temos orgulho em entregar carros de alta qualidade produzidos aqui no Brasil para países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Costa Rica, Honduras, Colômbia e Chile, o que já representa cerca de 30% de nossa produção.

Há seis décadas no território nacional temos trabalhado incansavelmente para trazer novidades, completar nosso portfólio,. Sempre acreditamos, assim, que o nosso principal objetivo é buscar o sorriso de nossos clientes. Foi assim em 2018, com o lançamento do Yaris, modelo do segmento B-premium que hoje se insere como opção de compra entre os já consagrados Etios e Corolla.

Crescimento sustentável

O futuro da Toyota está permeado por diversos desafios de longo prazo. Para transpor cada um deles, a marca assumiu compromisso em pautar todos dentro do Desafio Ambiental Toyota 2050. Ali, firmamos seis grandes passos rumo ao desenvolvimento sustentável pleno de nossas operações, em cooperação a geração de uma sociedade cada vez mais livre da emissão de carbono. Por isso, o primeiro e um dos mais importantes desafios listados é o de reduzir as emissões de nossos veículos em 90% até 2050. Objetivamente, assumimos o compromisso de deixar de fabricar veículos exclusivamente movidos a combustíveis fósseis.

Essa meta reforça a crença da Toyota Motor Corporation de que a indústria automotiva está em transformação e, para responder adequadamente aos desafios da humanidade, deve inovar constantemente de forma ambientalmente responsável. Acreditamos que o futuro da Toyota está baseado na tecnologia híbrida. Por isso a estratégia foi colocar na Nova Geração do Corolla, um dos automóveis mais icônicos de toda a indústria, a nova motorização híbrida flex, desenvolvida em parceria entre a Toyota do Japão e do Brasil.

Aqui no Brasil destaco a parceria entre a Toyota Mobility Foundation e a WRI (World Resources Institute) – duas empresas que buscam o desenvolvimento de uma sociedade mais acessível e que juntas criaram o desafio “Inovemob” para identificar propostas de mobilidade urbana inovadoras, inclusivas e viáveis. Cinco startups receberam investimentos para implantar um piloto de suas ideias e a vencedora, escolhida em dezembro, recebeu um aporte de US$ 100 mil para implantação (você pode ler mais em nosso capítulo de Soluções para o Futuro).

Nos últimos anos, muitos obstáculos foram vencidos, mas os desafios nunca se encerram. Assim, a Toyota convida a todos para juntos “reinventar o futuro”, consolidando nosso legado e escrevendo os próximos capítulos dessa história.

Tenha uma ótima leitura.

Rafael Chang
Presidente da Toyota do Brasil e presidente do conselho
curador da Fundação Toyota do Brasil