Abre Governança E Gestão

Resultados e performance

<102-7>

A celebração dos 60 anos da Toyota chegou com a marca do segundo melhor desempenho de sua presença no Brasil. Em um ano ainda afetado pela crise e pela retração econômica no País, a marca registrou um novo recorde de vendas desde o início de sua produção e, impulsionada pelas vendas do Corolla registrou aumento de 5% em relação ao ano anterior. O ano calendário de 2017 também foi o segundo período consecutivo de crescimento nas vendas no mercado doméstico, resultado de uma estratégia da marca baseada no crescimento sustentável das operações.

Um dos principais destaques do portfólio da montadora, com 66.200 unidades emplacadas, o Corolla teve um resultado de vendas 2% maior que em 2016, chegando a um market share próximo aos 50% na categoria. Outro recorde do ano ficou com o Toyota Etios. Somando-se as carrocerias hatch e sedã, ele atingiu melhor marca de vendas ao superar as 70 mil unidades comercializadas - 8% de aumento em relação ao ano anterior.

Os comerciais leves, Hilux e SW4 fecharam 2017 como líderes em suas categorias. A Hilux encerrou o ano com um volume de vendas 1% maior do que no período anterior e 34.354 unidades emplacadas. Com alta de 6% nas vendas, a SW4 conquistou mais de 50% de market share em sua categoria, somando 12.943 veículos vendidos.

E, no ano em que a Toyota Motor Corporation anuncia o marco de 1,52 milhão de unidades de veículos híbridos vendidos ao redor do mundo, a Toyota do Brasil também mostra bons resultados no País. Uma das grandes apostas da empresa na iniciativa de uma tecnologia limpa e sustentável, o híbrido Prius teve um forte aumento de vendas em 2018: com 2.466 unidades do modelo vendidas no ano, hoje ele segue isolado na liderança desse mercado no Brasil.


Icone

Investir para crescer

Ao longo de sua trajetória no Brasil, a Toyota vem realizando investimentos constantes na modernização e desenvolvimento de suas unidades produtivas para oferecer produtos cada vez mais eficientes e seguros para seus clientes. Neste último ano fiscal, a empresa anunciou um investimento de R$ 600 milhões para a ampliação da unidade de motores de Porto Feliz e R$ 1 bilhão para a modernização da fábrica de Sorocaba, uma preparação para a produção do novo modelo Yaris.

E, para comemorar os 20 anos da unidade de Indaiatuba, em setembro de 2018 a empresa anunciou o investimento de R$ 1 bilhão para modernização da planta. O aporte tem como foco preparar a unidade para um processo de modernização que a tornará mais flexível e competitiva.

Icone

Novo Yaris

Sucesso de vendas em diversos países, o Yaris chega ao Brasil para preencher uma lacuna de mercado entre o Etios e o sedã Corolla. Disponível nas carrocerias hatch e sedã, o novo modelo chegou ao mercado com o conceito “One Class Above” - um produto de categoria superior e excelente nível de equipamentos de série. No segundo mês após seu lançamento o Yaris já figurou entre os 20 veículos mais emplacados de todo o País.

Híbridos Lexus

Lançados na última edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, dois novos modelos híbridos da marca de luxo da Toyota chegam ao mercado brasileiro: o sedã LS 500h e o recém-chegado SUV NX 300h. Essa iniciativa reforça a mensagem mundial da Toyota para uma mudança de paradigma no mercado automotivo: investimento em mobilidade e tecnologias híbridas e menos nocivas ao meio ambiente.