Sobre o relatório

SOBRE O RELATÓRIO

<102-1, 102-40, 102-42, 102-44, 102-46, 102-47, 102-48, 102-49, 102-50, 102-54 >

A transparência e o diálogo com seus públicos de interesse são valores de grande importância para a Toyota. Assim, por mais um ano, a empresa divulga seu Relatório de Sustentabilidade produzido com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), versão Standards (opção de acordo Essencial). Neste material, estão retratados os principais dados sobre o desempenho da companhia ao longo do último ano fiscal, que compreende o período de 1º de abril de 2017 a 31 de março de 20191, e abrangem todas as unidades da montadora em operação no País e também seu braço social, a Fundação Toyota. Para identificar a relevância de tópicos econômicos, ambientais e sociais para o negócio, e as práticas de comunicação de resultados, a cada dois anos a Toyota realiza seu processo de materialidade. No ciclo 2017/2018, foi conduzida uma atualização para o alinhamento dos tópicos materiais com os temas relevantes para o setor.

O processo adotado para definir o conteúdo do relatório incluiu, além da Visão Global, uma consulta inicial ao RepRisk2 , SASB3 e RobecoSAM4, a análise dos resultados de materialidade do ciclo anterior e o benchmarking de tópicos materiais divulgados por empresas do setor para o mapeamento de assuntos potencialmente relevantes. Neste ano, a Toyota também dá seu primeiro passo em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os resultados estão apresentados na tabela a seguir.

1 Os indicadores GRI se referem ao período do ano fiscal 2017/2019, mas eventualmente se estendem para além dos limites do período.

2 RepRisk (www.reprisk.com), ferramenta que traz informações sobre questões ambientais e sociais que apresentam riscos financeiros e de reputação para uma empresa.

3 Sustainability Accounting Standards Board (www.sasb.org) que define normas específicas para a divulgação de sustentabilidade corporativa, assegurando que a divulgação seja material, comparável e de decisão útil para os investidores.

4 Metodologia de avaliação de sustentabilidade corporativa

Engajamento

Tópico Material Abordagem Pilares
Visão 2020
Partes
Interessadas
Correlação
com os ODS
Inovação
e tecnologia
de ponta
Exercer liderança em novas tecnologias para a indústria automotiva 1. Mostrar o caminho
2. Futuro da mobilidade
6. Inovação constante
7. Respeito ao planeta
Colaboradores
Clientes
Concessionárias
Fornecedores
Associações de Classe
ODS ODS ODS
Satisfação
dos clientes
Garantir a melhor experiência e o sorriso de nossos clientes 5. Compromisso com a qualidade
8. Superar expectativas
9. Recompensados com um sorriso
Clientes
Concessionárias
ODS
Soluções a favor da mobilidade urbana Trabalhar em prol da mobilidade nas cidades por onde nossos veículos circulam 1. Mostrar o caminho
2. Futuro da mobilidade
Clientes
Concessionárias
Comunidades
ODS
Segurança e qualidade dos veículos Garantir a qualidade dos componentes, peças e veículos e proteger a integridade de nossos clientes 4. Formas mais seguras e responsáveis de transportar pessoas Clientes
Concessionárias
Fornecedores
Associações de Classe
ODS ODS ODS
Gestão do
ciclo de vida
Avaliar matérias-primas, tecnologias e processos para ter controle sobre o ciclo de vida do veículo 7. Respeito ao planeta Clientes Concessionárias Fornecedores ODS ODS
Estratégia para baixo carbono Tornar o controle de emissões de poluentes e gases de efeito estufa uma vantagem competitiva e um requisito de gestão Toyota 6. Inovação constante
7. Respeito ao planeta
Colaboradores
Clientes
ODS ODS
Relações trabalhistas Investir na qualificação, na retenção de talentos e no bem-estar dos colaboradores 11. Empregando o talento e a paixão das pessoas Colaboradores ODS ODS ODS
Estratégias de pós-venda Oferecer serviços e atendimento de excelência a quem adquire um veículo Toyota 1. Mostrar o caminho
5. Compromisso com a qualidade
8. Superar expectativas
9. Recompensados com um sorriso
Clientes Concessionárias ODS ODS
Responsabilidade socioambiental nas comunidades Gerar e compartilhar valor nas comunidades que pertencem ao nosso raio de influência local 3. Enriquecendo vidas ao redor do mundo Clientes
Comunidades
Concessionárias
ODS ODS ODS ODS ODS
Saúde e Segurança Ocupacional Gestão para a segurança, saúde e qualidade de vida de pessoas em sua ocupação. 4. Formas mais seguras e responsáveis de transportar pessoas Colaboradores
Sindicatos
ODS ODS
Cadeia de Fornecedores Fortalecimento da relação com cadeia de fornecedores, garantindo conformidade e qualidade 11. Empregando o talento e a paixão das pessoas Fornecedores ODS ODS ODS
Performance Econômica Gestão eficaz para assegurar a saúde financeira e crescimento. 10. Metas desafiadoras
12. Há sempre uma maneira melhor
Colaboradores
Concessionárias
Associações de Classe
ODS ODS
Direitos Humanos Garantia da ética, integridade e das liberdades individuais 3. Enriquecendo vidas ao redor do mundo
7. Respeito ao planeta
11. Empregando o talento e a paixão das pessoas
Colaboradores
Comunidades
Sindicatos
ODS ODS ODS
Performance Ambiental Respeito pelo meio ambiente e contribuição com o desenvolvimento sustentável do planeta. 7. Respeito ao planeta Colaboradores Comunidades Concessionárias ODS ODS ODS ODS ODS